Se você gosta de receita fácil, com certeza irá gostar desta receita de pão. É um tipo de pão rápido, no qual o fermento próprio dos pães é substituído por fermento químico, o mesmo que usamos nos bolos. É delicioso fresquinho, mas se resistir, deixe para consumi-lo dia seguinte para acentuar o sabor – maravilhosamente crocante!

 Ingredientes:

1 xícara (125 g) de nozes picadas grosseiramente e levemente tostadas

1 ⅔ de xícara (240 g) de farinha de trigo

1 xícara (155 g) de farinha de trigo integral

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de sal

Casca ralada de 1 laranja

1 ovo grande em temperatura ambiente

1 xícara (250 ml) de leite em temperatura ambiente

¼ de xícara (60 ml) de Maple syrup (veja a sugestão)

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida

 Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 325°F (165°C). Unte e polvilhe uma forma de pão de fôrma de (8 ½ x 12 x 6 cm). Espalhe as nozes picadas em uma assadeira grande. Leve-a ao forno por 6 a 8 minutos, até as nozes ficarem douradas e crocantes, mexendo ocasionalmente. Remova do forno, transfira-as para outro recipiente e as deixe esfriar. Aumente a temperatura do forno para 350°F (180°C).

Em uma tigela grande, coloque as farinhas, o fermento, o sal, as nozes tostadas e a casca de laranja. Misture bem e deixe de lado.

Em uma outra tigela, bata o ovo ligeiramente com um batedor manual ou garfo. Acrescente o leite, o Mayple syrup, a manteiga derretida e misture bem, até se formar uma mistura uniforme. Despeja-a sobre os ingredientes secos e misture rapidamente, sem bater, somente até os ingredientes se juntarem. Você deverá obter uma massa com textura empelotada e não lisa. Despeje na forma preparada e alise a superfície com uma espátula.

Asse por 40 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar na forma por 5 a 7 minutos e desenforme. Sirva o pão inteiro ou em fatias, acompanhado de geleia de sua preferência.

Rendimento: 10 a 12 porções

Sugestão da Bia:  O Maple syrup (Xarope de Maple) oferece um sabor suave e peculiar ao pão (você poderá substitui-lo por mel). Ele é facilmente encontrado nos supermercados americanos na seção de mel e geleias. Metade da farinha integral pode ser substituída por germe ou farelo de trigo (você também poderá fazer uma mistura equilibrada dos dois). Metade do leite pode ser substituído por iogurte. Gengibre ou casca de laranja, cristalizados, podem ser acrescentados na massa.

Dica da Bia: Depois de completamente frio, embrulhe o pão em filme plástico e o guarde em lugar seco e arejado por até 24 horas para acentuar o sabor. As sobras podem ser transformadas em deliciosas torradas.

Nota: receita levemente adaptada de William Sonoma (Walnut Quick Bread – Simple Classics Cookbook).