Confesso que não sou aquela pessoa que ama carne e que não a dispensa do cardápio diário. Quando decido consumi-la, a minha escolha vai para as carnes com bastante caldo, e esse picadinho com leite de coco é exatamente assim, suculento e saborosíssimo, que me deixa com água na boca somente em registrar aqui a receita. É perfeita e super prática para fazer. Ela é inspirada no caril do Sul da Índia. Minha recomendação é que seja preparada com carne magra do tipo alcatra ou coxão mole. As batatas cozidas são adicionadas quase no final do cozimento.

Ingredientes: 

1 cebola média picada graúda

1 ou 2 pimentas vermelhas secas (chili ou dedo-de-moça) sem sementes

3 dentes de alho cortados em pedaços graúdos

550 a 650 g de carne alcatra cortada em cubos de 2 a 3 cm

½ colher (chá) de sal ou a gosto

2 colheres (sopa) de óleo (uso canola)

1 pau de canela

1 colher (chá) de sementes de coentro seco

1 colher (chá) de cominho moído

1 colher (chá) cúrcuma (turmeric) em pó

1 ½ xícara (375 ml) de leite de coco (uso leite de coco light)

1 lata (411 g) de tomates picados

8 a 10 batatas pequenas, cozidas al dente, com ou sem cascas, inteiras ou cortadas ao meio

1 ramo grande de coentro fresco

Modo de Preparo

No liquidificador, coloque a cebola, a pimenta, o alho e ½ xícara de água; bata até formar uma mistura homogênea. Deixe de lado. Polvilhe a carne com o sal e deixe de lado também.
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o óleo em fogo alto. Adicione metade da carne e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 4 a 5 minutos, até dourar levemente (por dentro ela vai ficar rosada). Transfira para uma tigela com uma escumadeira; repita o processo com o restante da carne. Deixe de lado. Retorne com a panela ao fogo médio e coloque a mistura de cebola e pimenta; cozinhe por 1 minuto; adicione a carne, a canela, o coentro seco, o cominho, e o cúrcuma. Cozinhe por 1 minuto; adicione o leite de coco e o tomate. Mexa bem e deixe ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione as batatas, o coentro e continue cozinhando até que a carne e as batatas estejam macias, cerca de 10 minutos mais. Prove e, se necessário, acrescente sal. Desligue o fogo e deixe repousar por alguns minutos antes de servir. Retire a canela e sirva decorado com coentro.

Rendimento: 4 porções.

Sugestão: A batata pode ser substituída por ervilhas congeladas ou quiabo cortado. Acrescente-os durante os 10 minutos finais do cozimento.

Dica: Se você quiser, use batatas grandes, cortadas em pedaços graúdos.