Recebi esta receita de minha sobrinha, Marcela Flores, com a seguinte nota: Tia Bia, encontrei esta receita no Pintrest e não poderia deixar de compartilhar com você.  Sei o quanto aprecia boas combinações de ingredientes.  A receita é ótima;  fica pronta em poucos minutos. O alho, eu usei uma quantidade menor.

 Ingredientes

1 xícara de quinoa lavada e escorrida (veja a dica)

1 colher (sopa) de azeite de oliva

½ kg de cogumelo fresco (cremini, oyester e shiitake são os recomendados) cortado em fatias

3 a 5 dentes de alho amassados (veja a sugestão)

½ colher (chá) de tomilho seco

Sal e pimenta-do-reino moída

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)

Tomilho fresco para decorar

Modo de Preparo

Em uma panela grande, cozinhe a quinoa de acordo às instruções da embalagem. Deixe-a de lado.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite sobre fogo moderado;  adicione o cogumelo, o alho, o tomilho e deixe cozinhar,  mexendo ocasionalmente, por 3 a 4 minutos, até ficar macio e tenro. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Junte à quinoa e misture delicadamente para não quebrar os cogumelos.

Sirva logo, polvilhada com o queijo parmesão (caso esteja usando) e decorada com o tomilho fresco.

Sugestão da Bia: 5 dentes de alho é a quantidade indicada para o preparo desta receita. Use a quantidade que desejar. Usei 3 dentes de alho grandes e adicionei  1  colher (sopa)  de  vinagre  balsâmico.  Este combina muito bem com cogumelos.

Rendimento: 4 porções

Dica:  Costumo cozinhar – 1 xícara de quinoa (185 g)  com  1 ½  (375 ml) de líquido (água, caldo de galinha ou legumes),  por 12 a 15   minutos,  em fogo baixo, com a panela tampada.