No delicioso mundo das frutas e vegetais, as cores significam saúde. Elas representam os componentes mais nutritivos dos alimentos. O repolho roxo talvez não seja o primeiro a chegar à nossa mente ao pensar nestas cores, mas este vegetal tão fácil de ser encontrado tem muitos convincentes benefícios. As vitaminas A e C contêm fortes propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do ataque dos radicais livres, e o repolho roxo é uma boa fonte dessas duas vitaminas, particularmente a C. Para manter a sua cor intensa, o repolho roxo deve ser cozido com vinagre, suco de limão ou outro ingrediente ácido.
Ingredientes
1 repolho roxo médio
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média cortada em fatias finas
2 maçãs vermelhas
1/3  de xícara (75 ml) de vinho tinto
3 a 4 colheres (sopa) de vinagre (uso uma mistura de vinagre de maçã com balsâmico)
2 a 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
¾ xícara de uvas passas, escuras ou claras
6 a 8 colheres (sopa) de água
Sal e pimenta preta moída na hora
Modo de Preparo
Divida o repolho em 4 partes e remova a parte branca do centro. Com uma faca amolada, corte cada parte em fatias bem finas. Alternativamente, use o multiprocessador. Coloque o repolho cortado em um escorredor, lave sob água corrente e reserve.
Em uma panela grande e funda, sobre fogo moderado, aqueça o óleo e refogue a cebola até murchar e ficar macia, mexendo de vez em quando. Enquanto isso, descasque e corte as maçãs em fatias bem finas. Junte com as cebolas e cozinhe durante 2 a 3 minutos. Acrescente o repolho cortado e mexa. Adicione o vinho, o vinagre, o açúcar, as passas e a água. Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Reduza o fogo e tampe a panela.  Deixe cozinhar por 20 a 30 minutos, mexendo ocasionalmente.
Remova a tampa e aumente o fogo. Cozinhe até o líquido secar quase que completamente. Prove o tempero. Transfira para uma tigela e sirva logo, ou deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente.
Rendimento: 6 a 8 porções
Sugestão: Acompanha linguiças apimentadas, aves ou carnes assadas. Também pode ser servido com ricota ou outro tipo de queijo branco.
Dica:  Caso deseje o repolho com um sabor mais adocicado, aumente a quantidade do vinho e diminua a quantidade do vinagre. Para um sabor mais ácido, use somente o vinagre e diminua a quantidade de açúcar mascavo. Para obter um repolho mais crocante, basta diminuir o tempo do cozimento. Não compre repolho partido, mesmo que esteja bem embalado. Pois assim que suas folhas são cortadas, o repolho perde vitaminas. Lave-o somente no momento de usá-lo.