Esta salada é simples e muito saudável. Para que seja rápida, prepare o feijão com bastante antecedência e guarde-o na geladeira no próprio líquido em que foi cozido. Momentos antes de preparar a receita, traga-o à temperatura ambiente. O mesmo acontece com os ovos; eles podem ser cozidos e guardados ainda com a casca, na geladeira, até o momento de usá-los na salada.

Ingredientes

Para o feijão:

1 ½ xícara de feijão cru bem lavado

3 ramos de tomilho

2 folhas de louro

1 cebola média cortada ao meio no sentido do comprimento

3 a 4 dentes de alho amassados

1 ½ colher (chá) de cominho moído

3 a 4 colheres (sopa) de cebolinhas verdes, cortadas em rodelas finas, inclusive a parte branca

6 colheres (sopa) de salsinha picada

2 colheres (sopa) de suco de limão

de xícara (75 ml) de azeite de oliva

2 pepinos em conserva picados graúdos

3 ovos cozidos duros, descascados e picados grosseiramente

Sal e pimenta do reino moída na hora

 

Prepare o feijão: coloque o feijão em uma tigela grande. Cubra com água e deixe de molho de um dia para o outro ou por, no mínimo, 8 horas. Escorra, lave o feijão sob água corrente e escorra novamente.

Coloque o feijão em uma panela grande e o cubra com bastante água. Deixe ferver em fogo alto por 10 minutos. Abaixe o fogo, adicione o tomilho, a folha de louro e a cebola. Cubra e cozinhe por cerca de 1 hora e trinta minutos, até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Escorra o feijão descarte as ervas e a cebola. Coloque o feijão em uma tigela grande e deixe de lado.

Molho: em uma tigelinha, junte o alho, o cominho, a cebolinha, a salsinha, o suco de limão, o azeite e misture-os bem; acrescente o pepino e misture novamente. Despeje o molho sobre o feijão cozido e tempere com o sal e a pimenta. Cubra a tigela com filme plástico. Leve à geladeira por 40 – 60 minutos.

 

Retire a salada da geladeira e prove o tempero. Se necessário, retempere com sal e pimenta. Adicione os ovos picados e misture delicadamente. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: O suco de limão pode ser substituído por vinagre de maçã ou outro vinagre de sua preferência. Para um vinagrete apimentado, adicione pimenta caiena em pó, ou pimenta calabresa a gosto.

Dica: A salada pode ser preparada com feijão roxinho, feijão preto, feijão branco, ou, melhor ainda, o que mais lhe agradar.