Essa salada é para você que gosta de uma refeição rápida e saudável. A mistura de mamão, melão, abacate e tomate com ervas frescas é de sabor surpreendentemente agradável. O acréscimo do prosciutto é opcional, mas, confesso, que não resisto a ele nesta combinação. Use-a como pequeno almoço ou lanche da tarde.
Ingredientes
Salada
1 mamão grande maduro ou 2 pequenos (usei papaia)
½ melão (usei cantaloupe)
2 abacates pequenos maduros
2 a 4 tomates médios maduros
Fatias finas de prosciutto para acompanhar (opcional)
Molho vinagrete com ervas
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã (veja a dica)
Sal e pimenta preta moída a gosto
½ xícara (125 ml) de azeite de oliva
2 colheres (chá) de mel
3 galhos de coentro fresco picados
2 galhos de salsinha fresca picados
Modo de preparo
Frutas: Divida o papaia ao meio e retire as sementes com uma colher. Descasque cada parte e corte em cubos pequenos. Faça o mesmo com o melão e o abacate. Corte os tomates ao meio, retire o miolo e corte-os em cubos pequenos ou em tiras.
Molho vinagrete: Em uma tigela pequena, bata juntos o vinagre, o sal e a pimenta. Junte o azeite e o mel sempre batendo até que o molho fique homogêneo e engrosse ligeiramente. Junte as ervas picadas e bata novamente. Deixe-o de lado.
Montagem: Em uma tigela grande, junte os cubos de mamão papaia, o melão, o abacate e o tomate. Despeje o molho por cima e, com uma colher grande, mexa os ingredientes delicadamente. Prove o sal e a pimenta. Cubra a tigela, leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Sirva em tigelas ou travessas individuais e decore com fatias de prosciutto enroladas, caso esteja usando.
Rendimento: 4 a 6 porções
Sugestão: Pepino e cebola roxa também fazem uma boa combinação. Folhas frescas de tomilho ou hortelã podem ser adicionadas ao molho. Para que o abacate não escureça, regue-o com suco de limão ou laranja. Presunto substitui o prosciutto.
Dica: As frutas hidratam o organismo e aumentam a imunidade.