Deixando de lado os benefícios da quinoa, esta salada é um excelente acompanhamento para um simples frango grelhado. O molho é a tradicional mistura de vinagre, mostarda e azeite que combina muito bem com as folhas verdes.

Ingredientes
Molho vinagrete
¼ de xícara (50 ml) de vinagre (usei vinagre champanhe)
Sal e pimenta moída a gosto
2 colheres (chá) de mostarda tipo Dijon
¾ de xícara (175 ml) de azeite
Salada
½ xícara (90 g) de quinoa lavada e escorrida
1 colher (sopa) de óleo (usei canola)
100g de queijo feta picado ou esfarelado
2 colheres (sopa) de pinoli, levemente tostado
1 maço de folhas de rúcula
2 a 3 xícaras de folhas pequenas de espinafre ou agrião ou qualquer outra folha de sua preferência
1 cebola roxa média, cortada em tiras finas ou em rodelas
Modo de Preparo
Molho: em uma tigela pequena, coloque o vinagre, o sal, a pimenta e bata até o sal se dissolver. Junte a mostarda e misture com o batedor. Gradualmente, acrescente o azeite, batendo sempre até formar um molho grosso. Prove o tempero e reserve.
Quinoa: em uma panela média, aqueça o azeite em fogo moderado. Acrescente a quinoa e refogue por 3 a 4 minutos até os grãos se separarem. Junte 1 xícara (250 ml) de água e ½ colher (chá) de sal; deixe ferver.Tampe, abaixe o fogo e cozinhe por 12 minutos ou até a quinoa ficar macia. Retire do fogo, transfira a quinoa para uma peneira fina apoiada sobre um tigela e deixe esfriar completamente.
Salada: em uma tigela grande, coloque metade do molho vinagrete, o queijo, o pinoli e a quinoa fria. Misture até os ingredientes ficarem bem envolvidos no molho. Acrescente as folhas, a cebola e misture delicadamente. Transfira para um prato ou saladeira e sirva com o restante do molho à parte.
Rendimento:  4 a 6 porções
Sugestão: Queijo gorgonzola ou queijo azul (blue cheese) substituem o feta. O pinoli pode ser sustituido por nozes ou castanha de caju tostadas e quebradas grosseiramente. Vagem, aspargos e tomates secos podem ser acrescentados a salada.
Dica: Ao colocar a quinoa cozida na peneira, mexa delicadamente com um garfo para separar os grãos e a quinoa esfriar rápido. Prepare a mistura de quinoa, queijo, pinoli e vinagrete com antecedência e guarde, coberta, na geladeira. No momento de servir junte com as folhas e a cebola. O pinoli pode ser tostado em uma frigideira de fundo grosso, em fogo moderado, por 4 a 5 minutos.