O contraste da pera com o salsão é o destaque dessa salada. Ela é rápida e muito refinada. Perfeita para uma entrada leve, para acompanhar as tábuas de queijos e, também, as carnes frias e apimentadas.

Ingredientes

6 a 8 talos de salsão sem as folhas

Água gelada

Molho vinagrete:

3 colheres (sopa) de vinagre de pera ou vinagre balsâmico branco (veja a dica)

Sal e pimenta branca moída a gosto

½ xícara (125 ml) de azeite de oliva

2 colheres (chá) de mel

Salada:

2 a 3 peras maduras e firmes

½ xícara de nozes pistache sem cascas, quebradas em pedaços graúdos

Folhas de alface rasgadas (roxas, crespas, lisas)

Modo de preparo:

Lave os talos de salsão e retire os fios grossos. Corte-os em fatias bem finas; coloque-as em uma tigelinha, cubra com água gelada e deixe de lado (você pode preparar essa parte e guardar na geladeira por até 24 horas).

Molho vinagrete: Em uma tigela grande, bata juntos o vinagre, o sal e a pimenta. Junte o azeite e o mel sempre batendo até que o molho fique homogêneo e engrosse ligeiramente. Reserve.

Coloque as rodelas do salsão em uma peneira e deixe escorrer bem. Seque-as com toalha de papel. Adicione-as ao molho vinagrete, misture e deixe de lado.

Descasque as peras com um descascador de legumes ou faquinha amolada. Corte as peras ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo e as fibras grossas do centro (você pode usar um boleador de melão, ou uma colher de chá). Corte cada parte da pera de comprido em fatias finas; junte-as ao molho e misture delicadamente. Deixe de lado.

Montagem: Coloque as folhas em uma saladeira funda ou em pratos individuais. Com uma escumadeira, retire as fatias de salsão do molho vinagrete e as espalhe sobre as folhas. Por cima, distribua a pera fatiada, despeje o molho e espalhe a pistache quebrada. Sirva logo.

Rendimendo: 4 a 6 porções.

Dica: Vinagre de pera ou vinagre balsâmico branco são ideais para o preparo do vinagrete. Para substituí-los, escolha vinagres brancos de boa qualidade. Para variar a cor, a pistache pode ser substituída por outro tipo de noz torrada. Queijo tipo gorgonzola ou queijo azul (blue cheese) esfarelado pode ser acrescentado ao vinagrete.

O segredo é cortar o salsão em lâminas bem finas, quase transparentes.