O tabule é uma salada mediterrânea saudável e deliciosa. É preparada basicamente com trigo integral, hortelã, limão e azeite de oliva, mas esta receita trás um diferencial marcante. Confira!

Ingredientes
1 xícara de trigo para quibe
1 xícara de água
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de sal
½ xícara de pepino sem sementes, cortado em cubinhos
½ xícara de tomate maduro mais ainda firme, sem sementes, cortado em cubinhos
½ xícara de folhas de hortelã picadas
½ xícara de folhas de salsinha picadas
¼ de xícara de cebola roxa cortada em cubinhos ou picada
3 colheres (sopa) de uva passa picada
¼ de xícara de suco de limão
¼ de xícara de azeite de oliva
2 a 3 colheres de nozes picadas grosseiramente (usei amêndoas)
Sal e pimenta-do-reino preta e branca, moída

Modo de Preparo

Coloque o trigo numa peneira fina, lave sob água corrente e escorra bem. Transfira para uma tigela média e deixe de lado.
Em uma panela pequena, coloque a água junto com o gengibre e o sal. Leve ao fogo e, quando começar a ferver, despeje sobre o trigo. Cubra e deixe de molho durante 40 minutos.
Escorra o trigo na peneira e, em seguida, coloque num pano de prato limpo, enrole e torça até que elimine o excesso de água.

Transfira para uma tigela grande e misture levemente com um garfo para o trigo ficar bem solto. Acrescente o pepino, o tomate,  o hortelã, a salsinha, a cebola roxa e as passas.

Junte o limão, o azeite e por último as nozes picadas. Misture o tabule e tempere a gosto com o sal e a pimenta. Cubra com filme plástico e leve para gelar. Um pouco antes de servir, retire da geladeira, transfira para uma travessa e decore a gosto.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Cebola roxa pode ser substituída por cebolinha verde. Uva-passa pode ser substituída por cranberry seco.

Dica: Enquanto o trigo está de molho, coloque os cubos de pepino e tomate na peneira para escorrerem. Antes de torcer, deixe o trigo na peneira por alguns minutos para que o tabule não fique encharcado.